Serviço Integrado de Atenção ao Equino- SIAE Realiza cirurgias em Amimais do Projeto Carroceiro.

   Nos dias 30 e 31 de novembro o Serviço Integrado de Atenção ao Equídeo/SIAE, atendendo ao planejamento das ações de extensão universitária, realizou duas cirurgias em animais oriundos do projeto carroceiro/ISPA/UFRA.  
   As cirurgias foram realizadas em aula prática do eixo clínica médica e reprodutiva de equinos, anestesiologia, técnica operatória e patologia cirúrgica. No total, participaram 04 docentes, 06 residentes, 02 bolsistas PROEX, 01 terceirizado, 08 treinandos do projeto carroceiro e cerca de 70 acadêmicos do curso de medicina veterinária. 
Na semana onde a UFRA, a partir da PROEX, debateu sobre a creditação da Extensão Universitária, projetos institucionalizantes como o Projeto carroceiro, serve como modelo para que a partir da extensão haja fortalecimento do ensino, onde o acadêmico possa interagir com a sociedade favorecendo troca de conhecimento e prestação de serviço especializado.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta ação é tida como modelo para todas as IFES onde na mais perfeita interação de eixos acadêmicos, se consegue executar a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, pois além do atendimento aos cavalos em necessidade, a partir de aula prática, o material biológico coletado fará parte de projeto de pesquisa e será processado pela disciplina de patologia no Laboratório de Patologia Veterinária da UFRA. Também no ato foram testadas técnicas de anestesiologia geral dissociativa em animal atendido fora do ambiente cirúrgico. 
Como novidade, mesmo sendo um procedimento cirúrgico fora do ambiente de bloco cirúrgico, foi utilizada técnica anestésica adaptada, com cirurgia realizada em mesa pantográfica hidráulica específica para equinos. Esta última agregando conforto ao paciente e segurança e bem estar aos profissionais em procedimento. Por muito tempo o projeto vem requisitando a construção de um bloco cirúrgico, que por um momento foi até aprovado financiamento, mas por algum motivo não executado.  
Com esta ação fica registrado que o SIAE tem todos os pré-requisitos que comprovam a necessidade da aquisição de bloco cirúrgico de equinos. A estrutura física agregará valores nas ações de extensão do ISPA, no ensino fortalecendo o eixo acadêmico, na qualidade de vida de pós-operatório aos animais necessitados e atendidos pelo projeto carroceiro, na avaliação do curso de medicina veterinária, e principalmente, na qualidade de ensino de graduação e pósgraduação na UFRA. 
 

Prof. Djacy Ribeiro Coordenador 

Temas relacionados :

2019 Instituto da Saúde e Produção Animal

UFRA

Avenida Presidente Tancredo Neves; Nº 2501

Bairro Terra Firme; CEP 66.077-830

Belém Pará Brasil