Curso de Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos

   O Curso de Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRA teve seu início em março de 2020 e visa a formação de profissionais para atuar no sistema agroalimentar em toda a sua extensão, atendendo às potencialidades das cadeias produtivas dos alimentos de origem animal e vegetal da Amazônia e do mundo.

  O curso fundamenta-se no estudo das características físicas, químicas e nutricionais dos alimentos, as quais são diretamente interligadas para estudar minunciosamente a natureza e, as causas da deterioração, os princípios que regem a tecnologia de produção e conservação, a elaboração de novos produtos e a melhoria da qualidade, seja ela nutricional e/ou higiênico-sanitária, que atendem às necessidades do consumidor.

 

   O que você pode fazer?

Conservação: desenvolver embalagens e métodos de processamento que garantam maior vida útil aos alimentos.

Consultoria: prestar consultoria nas áreas de alimentos e nutrição, com relação a diversos aspectos da produção, como capacitação de pessoal, qualificação de fornecedores, análise de processos, auditorias, marketing ou adequação às normas e legislação vigentes no mercado.

Controle de qualidade: desenvolver métodos de controle de qualidade alimentar segundo aspectos higiênico-sanitários, físico-químicos e nutricionais, da matéria-prima ao produto final.

Desenvolvimento de produto: criar produtos e melhorar os já existentes, de acordo com a demanda, as necessidades e as exigências dos consumidores.

Educação: acompanhar programas de educação para o consumo de alimentos em empresas, órgãos públicos ou ONGs.

Gestão: gerenciar sistemas de produção e logística de fábricas do setor alimentício.

Pesquisa e Desenvolvimento: pesquisar e desenvolver novos produtos alimentícios, visando a inovação e a difusão tecnológica.

Produção: controlar o processo produtivo e de qualidade de alimentos e bebidas, definindo matéria-prima e equipamentos a serem usados, visando o produto final esperado. Agroindústrias de pequeno, médio e grande porte serão campos de atividades desse profissional, as quais englobam coordenar equipes de trabalho, controle da qualidade nutricional e sanitária dos produtos.

Magistério: podem ministrar aulas referentes às suas competências desenvolvidas ao longo de sua formação.

Empreendedorismo. 

Sobre o Curso:

   O Curso conta com uma carga horária de 3911 horas e duração de 5 anos (mínimo de 4,5 anos).

   O 1º período do curso visa promover o nivelamento dos ingressos necessário para o melhor aproveitamento dos conteúdos subsequentes, realizado mediante o oferecimento de disciplinas teóricas e práticas nas áreas de matemática, química, física e biologia, como as disciplinas “Biologia Celular”, “Cálculo Diferencial e Integral”, “Física”, “Química Geral I” e “Química Orgânica”. Além disso, no primeiro período é oferecida a disciplina “Introdução à Ciência e Tecnologia de Alimentos”, que visa proporcionar ao aluno um primeiro contato com a Ciência e Tecnologia de Alimentos.

   No 2º período do curso também serão oferecidas disciplinas de conteúdos básicos necessários para o melhor aproveitamento dos conteúdos subsequentes dentre eles, a "Microbiologia". Porém, o discente já começa a adquirir conhecimentos básicos relacionados à Ciência e Tecnologia de Alimentos e a cursar matérias de caráter profissionalizante e específico na área, tais como "Química de Alimentos" e a "Ciência e Tecnologia de Óleos e Gorduras".

   Cinco tecnologias terão caráter obrigatório (óleos, frutas e hortaliças, leite, carne e pescado), e permitirão aos discentes o conhecimento amplo em diferentes áreas do setor agroalimentar. A divisão dentro dos eixos em Ciência, Tecnologia e Inovação vai permitir um maior aprofundamento do assunto, melhor aprendizagem e interação dos discentes. 

   Disciplinas como "Análise de Alimentos", "Conservação de Alimentos por Métodos não Tradicionais", "Embalagem e Estabilidade de Alimentos", "Toxicologia de Alimentos", "Gestão, Controle de Qualidade e Segurança Alimentar", "Gerenciamento Ambiental na Indústria de Alimentos", "Biotecnologia Agroalimentar" são alguns exemplos das disciplinas alvo dentro da matriz curricular.

   No 8º período haverá a articulação da teoria com a prática e os discentes serão incentivados a superar desafios, como no caso da disciplina “Inovação no Desenvolvimento de Produtos Regionais”.

   Os dois últimos períodos são dedicados à sedimentação profissional, onde com o “Estágio Supervisionado” o discente irá aplicar na prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, assim como, escolher a área que apresenta maior afinidade, direcionando suas habilidades práticas para a área em questão. E, ao final, fechar seu ciclo de atividades com o “Trabalho de Conclusão de Curso”.

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Carissa Michelle Goltara Bichara

Subcoordenadora: Prof.ª Dr.ª Luiza Helena da Silva Martins

Contato: coordenacao.ctaufra@gmail.com

2019 Instituto da Saúde e Produção Animal - UFRA

Avenida Presidente Tancredo Neves; Nº 2501

Bairro Terra Firme; CEP 66.077-830

Belém Pará Brasil